03 agosto 2011

Imunidade / Infecções

imunidade

Nosso sistema imunológico é uma complexa rede de tecidos, órgãos, células e substâncias que protegem o nosso corpo de infecções e doenças.

Nosso corpo está constantemente sob ataque de milhões de microorganismos, incluindo bactérias, vírus e fungos. Alguns até são benéficos para o organismo e por isso bem-vindos. No entanto, os outros que causam infecções não são. A melhor defesa contra eles é ter um sistema imunológico forte. A capacidade do seu organismo de lutar contra esses invasores é que vai determinar se você vai desenvolver a infecção, apresentando os sintomas relacionados, ou não.

Sintomas

Os sintomas de um sistema imunológico enfraquecido são gripes freqüentes, infecções parasitárias recorrentes e pequenas infecções que se tornam mais sérias. Os sintomas mais comuns de uma infecção são calor, vermelhidão, inchaço, odor desagradável e dor ao tocar. Em casos mais graves os sintomas podem ser febre, calafrios, náuseas, vômito, diarréia, fadiga e cansaço.

Frente de Guerra

Entre as células do sistema imunológico estão os glóbulos brancos, também chamados de leucócitos, que têm a função de combater agentes causadores de doenças, capturando os microorgamismos estranhos ao organismo. São elas, também, que produzem anticorpos contra doenças. No entanto, alguns fatores podem diminuir a quantidade dessas células de defesa no sangue, nos deixando mais desprotegidos.

'Quando há uma alteração no sistema imune e as células não conseguem responder ao agente agressor, seja ele um vírus, uma bactéria ou um fungo, ele não é eliminado do organismo, provocando a doença', explica a imunologista Elisabete Blanc, do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), no Rio de Janeiro.

Causas

As causas da baixa imunidade do organismo são diversas. Ela pode estar relacionada a Fatores Hereditários, a outras doenças como Aids e Diabetes, à Carência de Vitaminas, a Desequilíbrios Emocionais como Depressão e Estresse, à Obesidade, a uma Nutrição Desequilibrada etc.

Se você fica doente com facilidade, grandes são as chances de você estar com a imunidade baixa.

Fontes:

http://bemleve.feminice.com.br/qualidade-de-vida/aumente-sua-imunidade/1254

http://www.corpoperfeito.com.br/ce/imunidade_infeccoes