4 de fevereiro de 2010

FIBROMIALGIA


O Termo Fibromialgia significa dores nos músculos, afetando também os ligamentos e tendões. Vista como Síndrome Dolorosa Crônica. Essa doença acomete principalmente as mulheres entre 30 e 50 anos. Os principais sintomas associados à Fibromialgia são dor difusa e generalizada pelo corpo, fadiga, rigidez matutina, alterações do sono.


A Fibromialgia na Metafísica: a pessoa sente-se extremamente arrependida por ter sido omissa nas situações passadas, vítima da falta de apoio e da consideração dos outros. Foi displicente com as necessidades próprias para atender às solicitações alheias; arrepende-se por ter feito para os outros aquilo que deveria ter feito para si mesma. Encontra-se angustiada por não ter tomado as medidas cabíveis que mudariam todo o curso de sua vida. Esses sentimentos corroem a pessoa comprometendo a capacidade de atuar na realidade presente e impedindo-a de alterar os acontecimentos desagradáveis.


Ela imagina que, se tivesse agido de outra maneira, as coisas não estariam tão confusas. No passado houve muitas chances, mas ela não contava com o incentivo daqueles que estavam a sua volta. Por isso não assumiu uma conduta diferente, fazendo o que era necessário naquela época. Sem apoio, não teve força para agir. Hoje não se conforma por ter se omitido tanto e ter delegado poder a quem não fez jus à confiança depositada nela.


O que essas pessoas precisam compreender é que não tinham firmeza suficiente para encarar uma situação e atuar nela sozinhas, pois não contavam com a colaboração dos outros. Não eram independentes, nem determinadas para ousar proceder de maneira contrária àquilo que era estabelecido no meio em que viviam.


Sentiam-se culpadas quando tinham de desagradar alguém ou não podiam atender aos caprichos dos outros.


A atitude de se autocondenar com as cobranças é tomada porque a pessoa não leva em consideração seus próprios limites daquela ocasião, pois ela não era madura o suficiente para um confronto com algo tão radicalizado na realidade ou com alguém de grande expressão no ambiente.


Com o passar do tempo e o amadurecimento que soma experiências acaba tomando as rédeas da própria vida, promovendo mudanças e experimenta a agradável sensação do poder sobre o próprio destino. É ai que começa a avaliar e se torturar com pensamentos como “Por que só agora?”, “Quanto tempo perdido!”, “ Como fui ingênua em ter acreditado nos outros!”


Essas atitudes, em vez de fortalecer a pessoa e beneficiar sua nova condição de vida, ao contrário, enfraquecem-na. Esses pensamentos vão minando as forças de atuação no presente, dificultando recuperar tudo que foi perdido e impossibilitando a conquista de resultados promissores na vida profissional e afetiva.


Este estado interior se intensifica a ponto de se tornar uma condição dolorosa, desencadeando o processo somático em forma de Fibromialgia.


Lembre-se: tudo ocorre no momento oportuno; nunca é tarde para agir e mudar o curso de nossa existência.


Há certas atitudes que são extremamente importantes, como fazer aquilo que gosta e que realmente dá prazer.


Texto extraído do livro Metafísica da Saúde Vol. 3(Valcapelli & Gaspareto)

Nenhum comentário: