16 de março de 2010

PERSONALIDADE ANTI-SOCIAL E PERSONALIDADE SOCIAL


Personalidade anti-social


Atributos:


1- A pessoa só fala em termos de generalidades muito amplas. Ex: Todo mundo pensa.....Todo mundo sabe....... Todo mundo diz......(não assumir)

2- A pessoa lida principalmente com más notícias, observações críticas ou hostil, invalidação e supressão em geral. Ex: A pessoa sempre se refere a algo de forma negativa.

3- Ao transmitir uma mensagem ou notícia, a personalidade anti-social altera a comunicação para pior. Ex: Dá desculpas para justificar uma atitude ou situação.

4- Não reage a tratamento ou reabilitação. Ex: pessoa que muda um comportamento apenas momentaneamente.

5- A pessoa anti-social habitualmente escolhe o alvo incorreto. Ex: Se A é a causa óbvia, a personalidade anti-social culpa inevitavelmente B, C ou D.

6- O anti social não é capaz de terminar um ciclo de ação. Ex. A pessoa fica cercado de projetos inacabados.

7- Quando forçadas, muitas pessoas anti-sociais confessam abertamente seus erros mais alarmantes, mas o fazem sem um mínimo de senso de responsabilidade por esses erros. Ex. Não tem senso correto de causação e por esse motivo, são incapazes de sentir remorso ou vergonha.

8- Este tipo de personalidade só aprova ações destrutivas e luta contra as ações ou atividades construtivas ou de ajuda. Ex. Se faz amigo mas envenena o outro contra qualquer atividade da pessoa onde tenha a intenção de ajudar os outros, com termos do tipo: estão abusando de você, ninguém te valoriza, você ainda vai se arrepender por fazer isso por tal pessoa.

9- O anti social só se envolve em atividades onde ele mesmo tenha alguma vantagem, ou onde ele pode se sobressair. Ex: Egoísmo e ser reconhecido.

10- Essa pessoa tem mal senso de propriedade. Ex. pessoas que lesam as empresas em nome de complemento de salário, ladrões, pessoas que exploram outras financeiramente.


A Razão Básica:


A razão básica do comportamento da personalidade anti-social reside num medo oculto dos outros.

Para eles toda pessoa é um inimigo a ser eliminado aberta ou encoberta mente. Por isso teen pavor de confiar em alguém.

Inconscientemente para eles a própria sobrevivência depende de manter os outros para baixo ou manter as pessoas na ignorância.

A lista acima é constituída de atitudes que esta personalidade não consegue detectar em si mesma.

A auto crítica é um luxo que o anti social não se pode dar.

Eles tem que ter sempre a razão, porque se sentem o tempo todo em perigo.

Se você demonstrar a um deles que não está com a razão é possível que o deixe gravemente doente.


Personalidade Social:


Atributos:


1- A pessoa é específica em relatar circunstâncias. Ex: Tal pessoa disse isso, ou fez aquilo.....

2- A pessoa anseia por transmitir boas notícias. Ex. Faz com que a outra pessoa se sinta encorajada, apreciada e querida, então pouco critica.

3- A personalidade social transmite a comunicação sem muitas alterações. Ex: Se preocupa em não ferir os sentimentos das pessoas e expõe as situações como elas são sem ficar dando desculpas para justiçar suas atitudes.

4- Tratamento e reforma funcionam muito bem com a pessoa social. Ex: Qdo chamados a razão para uma atitude indesejada, elas mudam de comportamento.

5- A personalidade social tem tendência a selecionar os alvos corretos para corrigir. Ex: Se seu problema é com o indivíduo A, resolve com o mesmo.

6- A pessoa normalmente completa os ciclos de ação. Ex. Se começa um curso o termina.

7- A pessoa tem vergonha de suas más ações. Ex: Assume responsabilidade sobre seus erros.

8- A personalidade social apóia ações construtivas e de ajudas ao próximo. Ex: incentivando a pessoa, mostrando os resultados positivos das ações em prol dos que ajudou.

9- A pessoa se envolve em projetos de ajudas ao próximo e opõe-se a atos que os prejudiquem.

10- A pessoa tem total senso de propriedade. Ex: A propriedade é propriedade de alguém e ela evita ou desaprova seu roubo ou abuso.


A Motivação Básica:


A personalidade social opera com base no bem maior.

Reconhece os inimigos reais quando existem.

Quer sobreviver e quer que os outros sobrevivam.

Reconhecimento


É importante reconhecermos as personalidades anti-sociais e sociais para não vivermos na incerteza de quem é nosso inimigo e sacrificar nossos amigos. Pois assim evitá-se “abater” o inocente por mero preconceito, antipatia ou por um mal comportamento momentâneo.

Os motivos pessoais do anti-social e do social são semelhantes: Auto-preservação e Sobrevivência, só que tentam consegui-los de formas diferentes. São as suas motivações e as conseqüências de seus atos que distinguem o anti-social do social.


Não existe em toda humanidade um só ser humano perfeito. Mas sim existem os que tentam agir bem e os que se especializam no mal e, baseado nestes fatos e características, podemos reconhecê-los.


Texto extraído e adaptado por Nilma Soares(Supressão - L. Ron Hubbard.)

Um comentário:

Jordana Maga disse...

Olá minha querida, gostei muito de ler...fiquei tentando me encaixar...rsrsrs...Porque hj em dia, isso é tão comum??As pessoas que tem este problema às vezes nem sabem e não admitem...
Quero ler mais...Vc saberia me dizer se a pessoa nasce com isso, se é no decorrer da educação familiar e qual a diferença para Sociopata...
Bjs