12 de julho de 2010

Metafísica da Saúde - Valcapelli

gridman

Você cuida da saúde do corpo?
Procura selecionar o que vai comer e mantém uma alimentação saudável?
Pratica atividades esportivas ou procura se movimentar para exercitar o corpo?
Quando adoece vai ao médico e faz os tratamentos para resgatar a saúde?
Provavelmente a resposta seja afirmativa para a maioria dessas questões voltadas ao corpo físico; mas tem outra área que a maior parte das pessoas abandonam, a mente. Ela rege o funcionamento biológico, tornando-se fundamentalmente importante para preservar a saúde emocional e a qualidade de vida.
Os pensamentos que você produz a todo instante são espécies de vetores existências. Eles produzem o vigor físico, despertam a vontade, manifestando a animosidade. Aquilo que você pensa manifesta imediatamente no corpo, os bons pensamentos causam bem-estar físico e emocional, enquanto os pensamentos nocivos interferem negativamente no organismo, gerando os conflitos emocionais. O provérbio latim 'Mens Sana in Corpore Sano', que significa 'Mente sã em corpo são' demonstra a integração biopsíquica.
“Cabeça boa” não é um produto que se adquire no mercado, encontra nas farmácias ou que alguém dá a você. Para constituir um universo mental saudável e uma estrutura emocional forte, para lidar com as adversidades da vida, sem desesperar-se ou se chatear ao ponto de adoecer; faz-se necessário buscar conhecimentos por meio de leituras, atividades culturais e participar de eventos que enaltecem os potenciais inerentes ao ser.

Quando se está doente a pessoa toma remédio, quando o corpo está fraco ela busca nutrientes, mas quando as emoções encontram-se afetadas, o “coração partido” ou a “mente perturbada”, a solução não vem de fora, ela está dentro. A superação desses processos só é possível por meio dos conteúdos positivos agregados ao longo da trajetória existencial. Quem tem “cabeça boa” sofre menos, supera os conflitos com mais facilidade, amortiza o sofrimento e dificilmente adoece.

Texto recebido de Valcapelli

Mais detalhes visite o site: www.valcapelli.com

Nenhum comentário: