11 de maio de 2010

Abalos Emocionais por Situações de Transformação

dor

Vivemos numa constante transformação, seja pessoal, emocional ou profissional, motivadas e direcionadas pelas situações e circunstâncias do meio em que vivemos, das pessoas a nossa volta, das nossas escolhas e atitudes.

Algumas transformações nos trazem realização, alegria e bem estar. Outras nos deixam prostrado, aturdido, amargurado, fazendo nos sentir injustiçados e consequentemente vitimados.

Como reagimos as transformações é que direcionará a melhor maneira de enfrentarmos as situações que temos que vivenciar.

Está enfrentando uma situação desagradável? Está inseguro quanto ao rumo que a sua vida irá tomar? Está diante de problemas que não vê como soluciona-los? Está se sentindo desvalorizado? Se sentindo injustiçado? Ou está remoendo sua inconformação com os fatos, se perguntando como a sorte lhe virou as costas? Como Deus não realiza Sua justiça? Está enfrentando problemas financeiros? Foi abandonado? Desprezado? Incompreendido? E outros pensamentos deturpados pelo desequilíbrio das emoções?

Se respondeu sim a alguma dessas indagações, respire fundo, tudo no universo se transforma, modifica-se, mas cabe a você direcionar essa transformação de forma a lhe trazer o melhor.

Parta do princípio que você tem as rédeas da sua vida na sua mão, os caminhos é você quem escolhe, e que mesmo que o externo influencie no rumo que sua vida pode tomar, você ainda assim tem a escolha de tornar esse rumo agradável a você, em vez de se colocar na situação de vítima da situação.

“Não se faz omelete sem quebrar os ovos” não existe progresso sem que uma mudança drástica aconteça na sua vida, não haverá mudança sem perda, desligamento, desprendimento, rompimento.(*)

É certo que todos nós temos sonhos e projetos, criamos expectativas diante desses sonhos, e se eles não se realizam nos frustramos, e como consequência nos abalamos emocionalmente, criando monstros dentro de nós como baixa auto-estima, desvalorização, insatisfação, desencanto, sensação de fracasso. Cuidado com o acumulo desse lixo emocional, esses sentimentos negativos e mórbidos impedem seu bem estar.

Isso se dá porque traçamos uma meta do que queremos, do que é melhor para nós, e nos esquecemos que temos que adaptar essas metas a vida, ao meio que vivemos, e não o contrário.

Não é que você tem que pagar pelo bem estar, é que a vida se encarrega de expurgar algumas coisas que não conseguimos fazer por nós mesmos. O choque, o terremoto que estas mudanças causam, nos acordam para determinados pontos e mudamos, quando mudamos jogamos fora algo que não nos serve mais e aí o bem e o melhor entram em nossa vida.(*)

Mas somos resistentes  diante dos fatos, na maioria das vezes nos auto-sabotamos.

Auto-sabotagem é uma disfunção de personalidade, que apesar de muito comum, não é oficialmente reconhecida como distúrbio por tratar-se mais de uma síndrome, ou seja, um complexo de emoções, motivações internas e sentimentos que levam a pessoa a agir e sentir-se assim.   Por isso a chamamos de "Conduta de Auto-Sabotagem".(**)

Quem atua na Conduta de Fracasso ou Auto-Sabotagem, costuma optar pelo olhar negativo das situações, mas não só isso, na verdade estas pessoas vivem num mundo negativista, só seu. Ele já espera o fracasso, e portanto, quando as situações ocorrem em sua vida ele opta pela via mais provável pra si, a negativa.(**)

Os fracassos ficam todos guardados no quarto escuro e abandonado da sua vida. A energia do fracasso te leva por afinidade para o lugar onde todos os “não deu certo” estão guardados., um verdadeiro estômago mental , cheio de situações  não digeridas = úlceras amargas.(*)

Ninguém quer esta sensação – aí vem o medo de errar e voltar para este canto escuro da vida.  É lá que mora o fracassado. Quando desiste de tentar – fica revoltado – descarregando sua frustração, principalmente em que te ama – você ás vezes é “mimado”, e se você rotular um culpado, é porque está se pondo como vítima – se estiver como  vítima, você é impotente – porque está esperando que alguém te acuda.  Não vai aparecer ninguém pra te acudir. (*)

No universo físico, toda ação gera uma reação. No universo da consciência, também: todo pensamento, palavras e atitudes se propagam em forma de energia que é respondida pelo Universo.Quanto mais forte a intenção/ação, mais forte será a reação!(***)

Então modifique seus pensamentos, analise o que a situação quer lhe mostrar, veja o lado positivo das situações, mesmo as piores alguma coisa boa aproveitamos. Abra sua mente pra todas as possibilidades, lembre-se que você direcionou seus esforços para atingir suas metas, direcione pensamentos de concretização e onde houver obstáculos, pare, respire fundo, e encontre as alternativas para chegar ao seu objetivo. Não tenha medo de arriscar, quem se entrega ao medo é porque não acredita que possa realmente acontecer, se você não acredita não acontecerá.

Não perca o equilíbrio diante das transformações, não se feche como uma concha diante da vida, não gaste a força dos seus pensamentos com o negativismo, ao contrário empenhe-se em usar essa força pra atrair pra você o que você está buscando.

Não pense que o seu mundo está desmoronando, pense que você o está reformando para transforma-lo em algo mais bonito, mais confortável, mais agradável e que para isso necessita destruir tudo que é ruim, feio, que te incomoda, e que no fundo você sabe que não te serve mais.

Finalizando:

Toda mudança é um exercício ao desapego e desprendimento para que coisas novas e melhores cheguem.

Se colocar como vítima te faz parecer impotente. Não se queixe, busque a solução. Assuma o compromisso de se ajudar!

Fique atento para não se auto-sabotar. Você pode viver situações de fracasso, mas isso não faz de você um fracassado, ao contrário, se passou pelo obstáculo e deu a volta por cima, provou que você é forte e que pode superar as adversidades.

Abandone os pensamentos viciados como: “não dará certo”, “a vida é assim mesmo”. Que tal trocar por pensamentos do tipo: Eu posso, eu faço acontecer.

Toda ação gera uma reação. Todo pensamento se transformam em energia que é respondida pelo Universo.

Abandone o negativismo, ser positivo afirma sua crença no melhor.

Avalie as situações de todos os ângulos, você pode se surpreender com as novas possibilidades.

A prosperidade atrai a prosperidade.

As Marcas que as dificuldades deixaram nos lembram aonde estivemos, mas com certeza não precisam determinar para onde vamos!”

Nilma Soares

(*) http://jesermadureira.blogspot.com/

(**) http://somostodosum.ig.com.br/clube/artigos.asp?id=21937

(***)http://somostodosum.ig.com.br/clube/c.asp?id=22022

 

 

 

Um comentário:

teslaib disse...

OBRIGADA NILMA. ESTOU QUERENDO DAR UM NOVO RUMO A MINHA VIDA E LER ESSAS MATÉRIAS QUE VOCÊ SELECIONOU SÓ ME DÃO CERTEZA QUE TUDO DEPENDE DE MIM. VALEU. UM ABRAÇO.